Categorias

Últimos posts

Publicidade 728/90

Olááá, tudo bom?

Andei meio sumida daqui, eu sei, mas foi porque estava terminando meu TCC. Agora já me formei e voltei com tudo pra trazer muitos conteúdos legais do mundo dos Blogs pra vocês e tirar todas as dúvidas que possam surgir sobre esse tema!
Pra quem caiu de paraquedas por aqui... a algum tempo comecei uma série aqui no blog da minha irmã, onde falo tudo sobre a BLOGOSFERA.

*Imagem retirada da Internet.
Acho que nos dias atuais, a internet se tornou algo indispensável na vida das pessoas. Agora imagine você trabalhar se divertindo na Internet. Pois é, isso já é possível. E um dos, vários jeitos disso acontecer é criando um blog. Mas calma, que isso não é tão fácil assim como parece. Por isso sugiro que você leia os posts anteriores que fiz sobre o assunto: Como começar um blog? e Escolhendo o nome e o logotipo para o Blog

Agora que você já leu os posts anteriores, e tem certeza que quer trabalhar com blog, eu vou ensinar o passo a passo de como criar um.

Escolhendo o site de hospedagem


O primeiro passo para a criação do seu blog é escolher o lugar onde ele será hospedado. Os mais comuns são a plataforma Blogger e Wordpress. Mas para começar, indico a plataforma Blogger, por ser bem simples e fácil de usar, além de ser gratuita. 

Criando um blog


Para começar, entre no site www.blogger.com e clique no botão "CRIAR SEU BLOG". Caso você já tenha uma conta no Gmail, você só precisará entrar com seu login e senha. Mas se você ainda não tiver faça o seu cadastro clicando em "Criar uma conta".


Confirmando o seu perfil

O Blogger te dá a opção de escolher qual perfil você quer usar. O primeiro tipo é o do Google+, onde este permite que você tenha uma identidade em todos os serviços oferecidos pelo Google e te conecta com seus leitores, permitindo que eles possam compartilhar e recomendar suas publicações na web. A segunda opção é criar um perfil limitado do Blogger, para caso você não queira expor sua identidade na Internet. 


Meu primeiro Blog

Agora que você já escolheu o perfil que vai usar, a criação do seu blog está quase terminando. Após preencher os dados para criar o seu perfil, você será redirecionado para uma página onde nesta você deve clicar em "CRIAR NOVO BLOG".
Ao clicar nesse botão, aparecerá um painel, onde você deve preencher os campos de Título, Endereço e Modelo. 
  • Título: Nome do seu blog.
  • Endereço: Url que aparecerá nos navegadores quando entrarem no seu blog.
  • Modelo: Aparência do seu blog. (isso será mudado no próximo post)

Domínio personalizado


Se você quer levar o blog como um trabalho e passar mais credibilidade ao leitores, é importante que você tenha um endereço personalizado, um domínio.
O próprio Blogger já te dá um domínio com a extensão blogspot.com, porém as extensões mais recomendadas são a .com e a .com.br.

Mas Babi, como eu personalizo o meu domínio? 
Existem diveeersos sites que fazem isso pra você, mas o que eu recomendo é o HostGator que pra mim é um dos melhores, além de ser super confiável.

Para ter um endereço personalizado pelo HostGator, você  precisará verificar no site se já existe o domínio escolhido por você. Caso ele esteja disponível, basta clicar em "REGISTRAR" e preencher o formulário com seus dados e com a forma de pagamento. Siiim, ele é pago. Mas é um valor super acessível e você só precisará pagar uma vez no ano. 
Além do domínio personalizado, ele te oferece várias outras funcionalidades, como: backup online, hospedagem e criação de sites, suporte, entre outras. Para conferir clique aqui

Colocando o novo domínio no meu blog


Após ter comprado o seu domínio personalizado, é hora de colocar ele no seu blog. Para isso entre no Painel de Controle do seu blog e no menu a esquerda, clique em configurações. Depois de clicar, abrirá uma tela, onde aparecerá os seus dados.



Nessa página, deslize até onde aparece "Publicação" e clique no link "+Configurar um URL de terceiros para seu blog". Ao clicar, aparecerá um painel onde neste você deve indicar a sua nova URL personalizada e salvar as informações.



OBS: Após feito isso, é necessário configurar o DNS do seu domínio. Porém isso é mais complicadinho, então aconselho vocês a entrarem em contato com o suporte online do Hostgator, que eles te darão o passo a passo desse processo.


Pronto, agora você já tem um blog. Fácil né?!

No próximo post, eu vou ensinar vocês a personalizar seu blog deixando ele bem bonito e atraente.

Um beijo e até mais.

0
Comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *